Pelo Dr. Dário Letang

As empresas possuem uma dinâmica cada vez mais particular de atuação e, com as inovações tecnológicas aliadas e/ou impulsionadas pelo trabalho em home-office, a necessidade de obter respostas à questões complexas em menor tempo, tem ganhado relevância.

Assim, a elaboração de um planejamento jurídico eficiente pode ser a forma de se evitar ou de solucionar os problemas, colaborando com a mitigação de dispêndios financeiros e melhorando ainda, a cultura da empresa como um todo. A solução reativa aos conflitos gera despesas muitas vezes evitáveis e que poderiam ser previstas ou minimizadas por meio de soluções pacíficas, mais econômicas e benéficas do ponto de vista negocial.

Nesse contexto, manter um advogado ou uma equipe de advogados à disposição, deixou de ser ‘luxo’ de grandes empresas para se tornar necessidade em empresas médias e pequenas também. O problema é que, manter uma equipe de advogados à disposição da empresa, apresenta um custo muitas vezes proibitivo e, como alternativa, surge a ‘Advocacia de Partido’.

         Advocacia de Partido

Advocacia de partido é o nome que se dá à ampla prestação de serviços jurídicos, por meio de uma contratação mensal de assessoria e consultoria integral nas principais áreas do direito. Através dela é possível ter à disposição, orientação jurídica preventiva em tempo real, otimizando as decisões da empresa, buscando prevenir litígios e identificando situações potencialmente conflituosas.

Muitas vezes, sem a orientação e assessoria jurídica apropriada, as empresas – e as pessoas também – firmam contratos frágeis e adotam posturas negativas e até ilegais, que certamente poderão representar altos custos no futuro; as quais, poderiam ser facilmente evitadas com o planejamento jurídico adequado.

Cada negócio possui características jurídicas específicas e entender essas especificidades pode trazer muitos benefícios, afinal, conhecendo melhor o contratante, o time de advogados que atua na advocacia de partido, vai sempre propor soluções personalizadas, de acordo com o direcionamento prévio combinado.

         Forma de atuação

Com a advocacia de partido é possível desenvolver o planejamento jurídico adequado ao contratante, impondo a atuação conjunta e conexa para os processos existentes, nas áreas cível, trabalhista e tributária, impondo uma única estratégica jurídica para todas as demandas.

No tocante à consultoria, os profissionais envolvidos no atendimento, acabam conseguindo uma melhor visão da atuação do contratante e, com isso, podem responder mais acertadamente sobre e para cada área, nas dúvidas e demandas específicas.

Vale frisar que a advocacia de partido se apresenta como uma solução mais econômica do que a contratação avulsa, sendo uma excelente opção também para pessoas físicas.

Se você ou sua empresa nunca pensou em manter um time de especialistas jurídicos à sua disposição, acreditando que só as multinacionais podem pagar por esse serviço, entre em contato conosco, vamos surpreendê-lo com nossa proposta de serviços e honorários aceitáveis.

Dr. Dário Letang Atua nas áreas de Direito Tributário, Empresarial e Societário. Pós-Graduado em Direito Tributário pela Escola Paulista de Direito – EPD; MBA-Executivo pelo INSPER; Advogado e Contador.

× Como podemos te ajudar?